Cantinho Vocacional

A Vida de Oração

Na íntima união com Deus, através do silêncio, onde fortalecemos nossa esperança somente N’Ele.

Quem são as Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil?

É uma congregação nascida à sombra do Carmelo em 1946, fundada por Madre Teresa do Espírito Santo, mulher forte que ia ao encontro das pessoas de toda sorte de pobreza, tanto espiritual como material, transmitindo uma confiança ilimitada nas mãos de Deus, um amor ardente a Santíssima Eucaristia, a Santíssima Virgem e a Ordem do Carmelo.

 

A Vida de Comunidade

Criar relações fraternas como fonte de vida e amor para que todos sejam um, anunciando o valor da vivência da fraternidade cristã.

 

A Vida de Trabalho

No trabalho diário como resposta a gratidão de Deus, vendo no rosto dos irmãos a imagem de Cristo.

Encontros Vocacionais

O que buscamos:

A Jesus como fundamento essencial e insubstituível de toda a vida consagrada; Uma grande paixão pelo reino de Deus e sua justiça através da oração que nos leva a serviço dos mais pobres; Fidelidade a herança  Teresiana como uma íntima comunhão com a espiritualidade carmelita e autêntica devoção ao escapulário; Consagrar se inteiramente ao serviço da igreja e da humanidade; Para que a vida de oração torne se  fecunda procuramos um amadurecimento espiritual através da ascese cristã e a busca constante de união com Deus.

Jovem, nosso estilo de vida lhe provocou interesse? Não perca tempo e entre em contato conosco! Basta enviar uma mensagem para o email: servasdospobres@gmail.com ou para este email que aparece no vídeo acima! Ou telefonar para o número:(21) 2294-5048. Você também pode entrar em contato com este número que aparece neste vídeo acima! Não tenha medo de responder ao seu chamado. Lembre-se do que diz nossa Santa madre Teresa de Jesus (ou Santa Teresa D’Ávila,se você preferir): “Se não dermos ouvidos ao Senhor, quando Ele nos chama, pode acontecer que não consigamos encontrá-Lo quando O quisermos.” Que tal fazer uma experiência conosco para experimentar pessoalmente nosso carisma e nos conhecer melhor? Não perca tempo! Como diz Santa Teresinha, nossa vida é um brevíssimo segundo! Venha! Venha logo!

““Vinde e vede” – res­pondeu-lhes ele.”
(São João, 1 – 39)

“Meu bem-amado disse-me: “Levanta-te, minha amada; vem, formosa minha.”
(Ct 2, 10)

Um pouquinho sobre as nossas etapas

Experiência:
Este é o período do “Vinde e vede” “(Jo 1,39 ) aonde a jovem faz uma experiência conosco, sem entrar na clausura, mas já vivenciando nossos costumes carmelitanos. Lembrando que somos de vida semi-contemplativa, ou seja, não somos monjas, não somos carmelitas de clausura papal.

Aspirantado:
Esta é a primeira etapa da jovem que corresponde ao chamado de Deus para a vida consagrada religiosa nas irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil! Como o próprio nome indica, nesta etapa as jovens aspiram, desejam viver nossa vida.
Esta etapa pode ser ou em Teresópolis (Rio de Janeiro) ou em Teresina, no Piauí que são os locais de nossas casas de formação.

Postulantado:
Este é o período inicial de formação e de passagem gradual para a vida religiosa, onde a jovem sente o chamado a ser carmelita descalça serva dos pobres do Brasil. Nesta etapa alicerça sua vocação através da vida comunitária e vida de oração, juntamente com os ofícios e ensinamentos tidos ao longo desta etapa que pode ser ou em Teresópolis (Rio de Janeiro) ou em Teresina, no Piauí.

Noviciado:
Esta é uma etapa fundamental na vida carmelitana, pois é onde conhecemos melhor a vida dos santos carmelitas, temos uma intimidade maior com Jesus Cristo e nossa Mãe Santíssima do Carmo, vivemos intensamente a vida de oração, fraternidade, o trabalho e o apostolado, conforme o nosso carisma singular oriundo da Ordem do Carmelo Descalço, embora não sejamos monjas. Nesta etapa nos preparamos para fazer os votos temporários de castidade,pobreza e obediência. Esta etapa tem a duração obrigatória de 2 anos conforme exige o Código de Direito Canônico. No primeiro ano vivemos mais recolhidas, no segundo ano já podemos sair em missão de acordo com as necessidades da Congregação. Esta etapa é vivida em Teresópolis (Rio de Janeiro), na casa de formação.

Juniorato (Votos temporários):
Esta é uma etapa de amadurecimento e aprofundamento na nossa vida religiosa através dos votos de castidade,pobreza e obediência, onde nos preparamos renovando a cada ano por 5 anos ou mais estes 3 votos, para darmos um dia o nosso sim definitivo através do votos perpétuos! Esta etapa pode ser vivida em qualquer uma de nossas casas, conforme a necessidade da Congregação.

Profissão Perpétua (Votos Perpétuos):
Eis o tão esperado momento por uma jovem que deseja ser esposa de Cristo.

Perpétuos é algo que dura sempre; eterno.Neste momento finalmente podemos dizer como a Esposa de Cântico dos Cânticos 6,3:

EU SOU DO MEU AMADO E MEU AMADO É MEU.

Esta etapa pode ser vivida em qualquer uma de nossas casas, conforme a necessidade da Congregação.

Sim, Sabemos que não é fácil seguir o Cristo, mas basta querer e confiar na graça que Ele nos dá que no final você jovem, com certeza não vai se arrepender!

“Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir”. (Jr 20,7)